Curso de Formação de Doulas de Pós-Parto

Toda a mulher que cruza o portal da maternidade merece suporte, acolhimento, compreensão e empatia. Resgatamos as noções do apoio ancestral entre mulheres e construímos juntas a Aldeia Contemporânea.

Este curso tem um total de 36 horas e foi desenvolvido no sentido de capacitar mulheres a prestarem um apoio muito concreto nas primeiras semanas após o parto.
Apesar de não ser um serviço muito comum no nosso país, é um serviço que se tem apresentado cada vez mais necessário e procurado sobretudo por casais que não têm família próxima ou uma rede de apoio de confiança.

Neste curso fazemos uma abordagem mais aprofundada sobre as necessidades da mulher e da nova família após o nascimento de um bebé, no apoio físico, prático e emocional. Trazemos mais informação sobre a amamentação, cuidados com o bebé e com a mãe e os vários desafios que esta fase de vida pode apresentar.

É um apoio que se pretende consistente e de certa forma regular dentro de um período de tempo definido pela família e pela doula e dessa forma, pela exigência que representa, faz sentido que a doula se prepare de forma teórica, prática e vivencial para que se sinta confiante e disponível para estar ao serviço.

A quem se destina:

  • A mulheres que já tenham feito a formação de doulas e queiram especializar-se no apoio pós-parto
  • A mulheres que não sendo doulas de parto, queiram ser doulas de pós-parto
  • Auto-cuidado – a chave para cuidar
  • Reconhecer os desafios do puerpério
  • Os desafios da amamentação – Saber apoiar complicações
  • Cuidados com o bebé (higiene, colo, choro, sono)
  • Cuidados com a mãe (descanso, nutrição, toque, apoio emocional)
  • Lidar com os desconfortos fisicos do pós-parto
  • Puerpério, baby-blues e desafios emocionais
  • 9 in 9 out – o corpo que se transforma
  • A fusão emocional da mãe e do bebé
  • O nascimento de uma nova família; relacionamentos em transformação
  • Sexualidade e Intimidade
  • Apoiar a integração da experiência do parto
  • Rituais e práticas ancestrais
  • Técnicas de massagem para a mãe e bebé
  • As ferramentas da doula de pós-parto
  • Reconhecer as várias facetas da maternidade para acolher os vários caminhos possíveis
  • O apoio da doula de pós-parto – Propostas de gestão da função

12,13, 14 e 15 de Novembro
Inicia dia 12 às 9h30 e termina dia 15 às 17h

Formação em retiro em local a definir em breve

Carla Silveira

Fiz a minha primeira formação de doulas com a Associação Doulas de Portugal, em 2006, mais tarde fiz a formação Paramanadoula com Michel Odent e Liliana Lammers e a formação de educadora perinatal com Ricardo Jones e Ana Cristina Duarte. Co-Organizei os cursos em Portugal de Naoli Vinaver, Ricardo Jones, Barbara Harper e Kimberly Ann Johnson. Participei em cursos, workshops e seminários com Núria Vives, Ibu Robin Lim, Giuditta Tornetta, Nicole Goodall e Olívia Seck.

Participei do 1º Congresso de Humanização do Parto em Lisboa (2006) e fiz parte da organização no 2º Congresso de Humanização do Parto da HUMPAR no Porto (2009)

Em 2012 aceitei o convite da Associação Doulas de Portugal para integrar o corpo de formadoras do curso de formação de doulas.

Em 2017 decidi desenhar o meu próprio modelo de formação de doulas MaterLua para o qual convidei outras 6 mulheres de enorme valor em cada uma das suas áreas de actuação. E este é o resultado de vários anos de estudo e experiência no acompanhamento de muitas mulheres e famílias.

Desenvolvo desde 2016 um trabalho de investigação na área do parto e nascimento em São Tomé e Príncipe, no sentido de guardar e preservar as antigas técnicas das parteiras tradicionais e também de apresentar propostas concretas de mudanças no atendimento ao parto e cuidados com mães e bebés em contexto hospitalar. Em 2019 levamos o curso de formação de doulas MaterLua a Angola e temos estado empenhadas em apoiar um colectivo de mulheres activistas pelos direitos no parto e nascimento.

Sou mulher, mãe, doula, educadora perinatal, terapeuta. Sabe mais sobre mim aqui.

Cláudia Silva

Sou mulher e mãe, também sou Enfermeira, Doula e Formadora de Conselheiras em Aleitamento Materno.
Sempre tive um gosto especial pela área pediátrica e por isso sempre trabalhei com crianças e suas famílias.
Há 11 anos, nasci como Doula e meses depois como Mãe e foi assim que iniciei esta viagem mágica, pelo caminho da essência feminina, até aos dias de hoje. Descubro o poder de ser mãe e mulher e aprendo todos os dias com a minha filha de 10 anos e comigo mesma.
Acredito no bem, na força interior de cada mulher e na nossa capacidade de gerar, parir e nutrir um novo ser!
Sabe mais sobre mim: https://www.facebook.com/Da-Barriga-Pra-Fora-2044610845790610/

Rita Leite Prudente

Desde criança sou fascinada pelo Ser Humano, principalmente pela sua capacidade Criativa e de Transformação. Fruto de transportar uma mente maioritariamente divergente e hiperactiva fui sempre estudando, academicamente e de forma autodidata fui/vou estudando Ser Humano de forma Holistica e trabalhando com ferramentas da Psicologia Clínica, Psicoterapia pelo Movimento e Pedagogia priveligiando o uso de ferramentas artísticas. Naturalmente o trabalho que desenvolvo há vários anos com crianças, adolescentes e seus pais colocou o Acolhimento ao Nascimento no meu caminho. Assim, desde 2009 que faço formações nesta área e desde 2012, depois do nascimento do meu primeiro filho, desenvolvo o meu trabalho como Doula, Educadora Perinatal e Massagista Pré e Pós-Natal.
É um privilégio enorme testemunhar tantas transformações internas e uma verdadeira felicidade saber que a mudança de olhar e actuação sobre o Nascimento permite transformações pessoais e sociais que promovem a Saúde, Autonomia, Respeito e Cooperação.
Sabe mais sobre mim: https://www.facebook.com/rita.prudente.3

adminCurso de Formação de Doulas de Pós-Parto