Blog

Working with Carla transformed my birth experience. The pre birth sessions were incredibly useful for both myself and my husband, as we did not really know what to expect. Carla takes time to understand you, and what you want from your birth process, and then helps you to work towards that goal. I felt prepared and ready for anything.
During the birth I felt calm and reassured that Carla was there to ‘translate’ between myself and the medical staff – she was an advocate for me and what I wanted/needed. She was also essential in making sure my husband was alright!! When we needed to deviate from the birth plan, Carla talked it through with me and made sure I was informed and happy about various decisions.
Once my baby was born, Carla was also essential in helping me to breast feed, bathe the baby, and just generally start transitioning into motherhood.

admin
ler o resto

Quando participamos neste curso já nos sentíamos suficientemente informados e seguros, esperávamos o segundo bebé, ainda assim foi produtivo, aprendemos, ficámos mais confiantes e proporcionou-nos espaço para usufruir de experiências em casal como exercícios de preparação para o parto que nos fortaleceram, assim como individuais desbloqueadoras e positivas para o desenrolar da gravidez e parto. E ainda, a oportunidade de conhecer a Carla, que é assim uma espécie de fada madrinha das doulas e dos casais.

admin
ler o resto

Quando conhecemos a Carla soubemos que era a nossa doula, deu-se o clique, natural e subtilmente. Tanto eu como o meu companheiro e o nosso bebé nos sentimos empoderados a seguir o caminho escolhido para nascer, resolvendo o que se apresentou. A Carla não só tem muita experiência e conhecimento para transmitir (qualquer dúvida durante a gravidez e parto, procedimentos, exames, alimentação, suplementos, exercícios de relaxamento, técnicas de gestão da dor durante o parto), trazendo confiança ao casal, como uma enorme sensibilidade e prática na gestão de conflitos. Costumamos dizer que a Carla foi a doula ideal para nós, prática e empática. De tal forma o foi, que decidimos repetir!

admin
ler o resto

Conheci a Carla naquele que considero ter sido o momento mais difícil da minha vida e, para sempre, eu sentirei uma profunda gratidão pelo seu acompanhado durante todo aquele período.
A luz, a esperança, a confiança e, acima de tudo, o apoio incondicional que a Carla me transmitiu durante os 9 meses de gravidez, foram absolutamente preciosos e insubstituíveis.
Graças a ela, e a tudo o que me ensinou, eu fui capaz de passar uma gravidez serena e de parir naturalmente um bebé lindo e saudável.
A Carla ajudou-me a desmistificar todos os medos e crenças negativas que existem relativamente à gravidez e ao parto. Esteve sempre disponível para esclarecer as minhas dúvidas, escutar com compaixão todas as minhas aflições, respeitar as minhas escolhas e dar-me todo o conforto de que ia necessitando.
Muito francamente, eu não sei o que teria sido de mim sem o acompanhamento da Carla. Uma coisa eu sei: escolher a Carla para ser a minha doula foi uma das melhores decisões que alguma vez tomei.

admin
ler o resto

Guardo a Carla no meu coração como doula do meu (re)nascimento.
Dizer isto é um cliché, bem sei. Tendo sido doula da gestação do meu filho e do seu parto, isso explicaria logo, num caminho curto, porque assim a guardo no corpo, no coração e na memória.
Essa, porém, é apenas a face formal da história, a função em que a investi.
O que a marca para sempre na minha vida é o modo como ocupou esse lugar ou, dito de outro modo, o seu jeito de Ser.
Quando lembro a Carla, a sua imagem aparece sempre colada a um levantar do véu do dogmatismo. Num mundo tão extremado, que a todo o tempo ignora as tantas gradientes de cinzento de que é feita uma história, foi uma benção encontrar quem não se deixa capturar por nenhum dos senhores nas pontas da recta e, bem ao contrário, a todo o tempo, chama as pontas a dialogar, formando um círculo.
O meu corpo logo distende, amorna e abre ao lembrar o oásis que foi ser recebida, a cada encontro, por este colo que me aceitou, acolheu e nutriu a partir do local em que eu estava, das questões que eu trazia, das necessidades e desejos próprios. Com alternativas, sentires e informações, sim. Mas sem cartilhas, receitas, agendas, pró-formas, pretensões ou veleidades. Fosse num sentido ou no outro. Essa presença extremamente empática, subjectiva e pessoal é sempre um bálsamo. Para quem não sabe senão viver em equilíbrio desafiante entre extremos, para quem não conhece outro caminho senão o do meio, essa presença radicalmente empática é um imperativo. E a Carla esteve lá comigo, a recolher os fios daqui e dali e a tecer a trama única daquela gestação e parto, sem enveredar por atalhos ou pretender guiar-me por eles.
O renascimento de que falo não é (apenas) o da mulher-mãe em que, a tactear, me tornei na travessia da gestação e do pós-parto. É o da mulher que, quando se vê a ser puxada para as esquinas, para os lugares esconsos, tem em si uma bússola que a orienta a abrir espaço, a reunir e a ouvir a resposta que vem do centro.

admin
ler o resto

É imensa a gratidão que sinto por teres sido a minha doula Carla Silveira.
Sinto-me uma privilegiada por ter tido o teu apoio e sustentação nesta viagem da maternidade. Com a tua sensibilidade e capacidade de escutar criaste um espaço seguro e empoderado que me permitiu afirmar-me como mulher que sabe parir. Obrigada por teres sido pilar onde pude descansar e força que pude recorrer. Tão feliz à vida por este encontro.

admin
ler o resto

Foi numa quarta feira que tomei a decisão de frequentar este curso, que começava na sexta feira. 🙂
Foi um sentimento muito forte que tinha que participar, senti o chamamento com muita força.
E aí fui eu para Lisboa, sem o meu marido, porque ele não tinha hipótese de me acompanhar, mas fomos as duas, eu e a nossa bebé no meu útero.
Devo dizer que esta vivência foi fundamental para o resto da minha gravidez e parto, trouxe-me tantas palavras e conceitos novos que eu não fazia ideia de existirem, abriu-me os olhos para várias questões e principalmente ao longo dos 3 dias ensinou-me que durante a gravidez devemos ser flexíveis, e não tomar decisões como as finais e as únicas possíveis.
Aprendi a ponderar muito bem tudo, a escolher, a saber todos os prós e contras, a questionar mesmo os médicos, sim os médicos, porque nós temos o poder de fazer as nossas escolhas, se estivermos bem informadas, podemos escolher em vez de aceitar sem questionar.
Não fiz preparação para o parto no hospital, mas sinto que esta vivência trouxe a informação necessária, mesmo que sendo apenas 3 dias consegue tocar em todos os temas e de seguida já conseguimos por nós fazer mais pesquisas fazer mais questões. 🙂 Aconselho a todos os casais, principalmente de primeira viagem.
A Carla ajudou-me a pensar bem em todos os passos e saber tomar as decisões acertadas, e estas para nós como família foram: manter a saúde da mãe e da bebé acima de tudo. Obrigada Carla

admin
ler o resto

O que mais gostei e me impressionou neste curso foi a quantidade de informação e a forma como foi passada, mostrando diversos pontos de vista, experiências pessoais, conseguindo desmontar preconceitos e fazendo-nos pensar acerca de tantos assuntos diferentes. A ligação que estabeleceste com todos nós fazendo com que todo o grupo estivesse muito ligado e à vontade para se expor e partilhar. A forma incrível como conseguiste ajudar cada uma das pessoas que se expôs e partilhou contigo.
Sinto que a informação nos ajudou a estar confiantes e tranquilos com as nossas escolhas para o pré-parto,  parto e pós-parto. E percebi que o papel mais importante do pai em todo o processo é ligar-se à mãe.

admin
ler o resto

Quando uma amiga nos falou sobre este curso, nós estávamos a procura de um curso de preparação para o parto com informação baseada na evidencia cientifica. Queríamos perceber bem os benefícios e riscos de cada opção durante a minha gravidez e o parto para poder decidir com liberdade, e foi isso mesmo que encontramos com a Carla.
Mas ainda mais importante (e inesperado), este curso deu-me ferramentas para começar a conectar e confiar no meu corpo, e foi fundamental para que, como casal, começássemos a perceber o que era importante para nós e para o percurso que queriamos fazer juntos.

admin
ler o resto

Este curso foi-nos recomendado por duas pessoas diferentes, ambas disseram que tinha sido muito importante no seu percurso. Para nós também foi.

Para nós foi um momento de encontro enquanto casal mas sobretudo um momento de reflexão e reconhecimento do que era mais importante para nós na viagem gravidez/parto.

A informação que nos foi dada e as questões que foram levantadas ajudaram-nos muitíssimo a tomar decisões conscientes sobre a forma como queríamos viver o nascimento do nosso filho e o nosso renascimento.

admin
ler o resto