Da Semente ao Ser

Uma viagem pela Gravidez, Parto e Pós-Parto

Próximas datas

A anunciar em breve

A chegada de um novo Ser traz inevitavelmente o renascimento de uma mulher e de um homem que, transformados em pai e mãe, não voltarão a ver a vida e o mundo da mesma forma.

Acreditamos na possibilidade de tornar o parto e o nascimento cada vez mais seguro, tranquilo e verdadeiramente respeitado para mães e bebés.

Neste workshop de preparação para o nascimento e para o que vem depois, vamos abordar a gravidez, o parto e o pós-parto através de conteúdos teóricos baseados em evidências científicas e através de técnicas práticas de yoga, relaxamento, meditação, movimento, massagem, entre outras.

Programa

Gravidez

· Cuidados naturais durante a gestação
· Alívio natural de pequenos desconfortos
· Gestação consciente e responsável
· Preparando o parto… a partir de dentro

Parto

– Anatomia e Fisiologia do parto
– As necessidades básicas da mulher em trabalho de parto
– Parto natural e parto com intervenção
– O que é o parto humanizado/parto respeitado
– Plano de Parto – recomendações da Org. Mundial de Saúde
– Sinais da chegada da hora do parto
– Epidural e as alternativas naturais para o alivio da dor
– O circulo medo/tensão/dor vs confiança/entrega/amor
– A dor e o prazer no parto
– O papel da doula
– O papel do pai/acompanhante de parto
– Técnicas de suporte durante o parto
– Descobrir o lugar de parto – Meditação e Visualização
– Dar a luz e o poder pessoal

Pós-Parto

– O nascimento do bebé e a 1ª hora de vida
– O cordão umbilical e a placenta
– Breast-Crawling e o inicio da amamentação
– O pós-parto imediato
– A fusão emocional da mãe e do bebé
– Consequências do parto na vivência da maternidade

Com: Carla Silveira
Local: Daya – Yoga e Terapias (Mercês/Sintra)
Próximas datas:

A anunciar em breve

Horários:

Testemunhos

  • Quando uma amiga nos falou sobre este curso, nós estávamos a procura de um curso de preparação para o parto com informação baseada na evidencia cientifica. Queríamos perceber bem os benefícios e riscos de cada opção durante a minha gravidez e o parto para poder decidir com liberdade, e foi isso mesmo que encontramos com a Carla. Mas ainda mais importante (e inesperado), este curso deu-me ferramentas para começar a conectar e confiar no meu corpo, e foi fundamental para que, como casal, começássemos a perceber o que era importante para nós e para o percurso que queriamos fazer juntos.

    Irma e Bertrand
  • Já a algum tempo que tinha interesse em participar neste curso, no entanto a altura perfeita foi mesmo durante a gravidez. Apesar do meu companheiro não estar presente, senti-me super acolhida num espaço de plena aceitação. Para alem da informação e da experiência que a Carla transmite, a sua visão da vida, da gravidez, do parto e da mulher foi uma das mais bonitas e mais fortes bases que tive no meu parto e para o que se seguiu. Foi uma experiencia que tive a sorte e a benção de ter, aconselho-a a toda a gente que esteja nesta fase da sua vida.

    Margarida Luís
  • Quando participamos neste curso já nos sentíamos suficientemente informados e seguros, esperávamos o segundo bebé, ainda assim foi produtivo, aprendemos, ficámos mais confiantes e proporcionou-nos espaço para usufruir de experiências em casal como exercícios de preparação para o parto que nos fortaleceram, assim como individuais desbloqueadoras e positivas para o desenrolar da gravidez e parto. E ainda, a oportunidade de conhecer a Carla, que é assim uma espécie de fada madrinha das doulas e dos casais.

    Joana Mar Rodrigues
  • O que mais gostei e me impressionou neste curso foi a quantidade de informação e a forma como foi passada, mostrando diversos pontos de vista, experiências pessoais, conseguindo desmontar preconceitos e fazendo-nos pensar acerca de tantos assuntos diferentes. A ligação que estabeleceste com todos nós fazendo com que todo o grupo estivesse muito ligado e à vontade para se expor e partilhar. A forma incrível como conseguiste ajudar cada uma das pessoas que se expôs e partilhou contigo. Sinto que a informação nos ajudou a estar confiantes e tranquilos com as nossas escolhas para o pré-parto,  parto e pós-parto. E percebi que o papel mais importante do pai em todo o processo é ligar-se à mãe.

    Nuno Pinheiro
  • Este curso foi-nos recomendado por duas pessoas diferentes, ambas disseram que tinha sido muito importante no seu percurso. Para nós também foi. Para nós foi um momento de encontro enquanto casal mas sobretudo um momento de reflexão e reconhecimento do que era mais importante para nós na viagem gravidez/parto. A informação que nos foi dada e as questões que foram levantadas ajudaram-nos muitíssimo a tomar decisões conscientes sobre a forma como queríamos viver o nascimento do nosso filho e o nosso renascimento.

    Violeta e José
  • Foi numa quarta feira que tomei a decisão de frequentar este curso, que começava na sexta feira. 🙂 Foi um sentimento muito forte que tinha que participar, senti o chamamento com muita força. E aí fui eu para Lisboa, sem o meu marido, porque ele não tinha hipótese de me acompanhar, mas fomos as duas, eu e a nossa bebé no meu útero. Devo dizer que esta vivência foi fundamental para o resto da minha gravidez e parto, trouxe-me tantas palavras e conceitos novos que eu não fazia ideia de existirem, abriu-me os olhos para várias questões e principalmente ao longo dos 3 dias ensinou-me que durante a gravidez devemos ser flexíveis, e não tomar decisões como as finais e as únicas possíveis. Aprendi a ponderar muito bem tudo, a escolher, a saber todos os prós e contras, a questionar mesmo os médicos, sim os médicos, porque nós temos o poder de fazer as nossas escolhas, se estivermos bem informadas, podemos escolher em vez de aceitar sem questionar. Não fiz preparação para o parto no hospital, mas sinto que esta vivência trouxe a informação necessária, mesmo que sendo apenas 3 dias consegue tocar em todos os temas e de seguida já conseguimos por nós fazer mais pesquisas fazer mais questões. 🙂 Aconselho a todos os casais, principalmente de primeira viagem. A Carla ajudou-me a pensar bem em todos os passos e saber tomar as decisões acertadas, e estas para nós como família foram: manter a saúde da mãe e da bebé acima de tudo. Obrigada Carla

    Dalila Lucas
adminDa Semente ao Ser